Confirmação de Cópia do Link

Désirée Clary

Désirée Clary A vida de Désirée Clary lembra um conto de fadas.
Filha de um fabricante e comerciante de seda, acabou se tornando a primeira Duquesa de Pentecorvo e Rainha da Suécia e da Noruega.

Bernardine Eugénie Désirée Clary nasceu em 08 de novembro de 1777, em Marselha, França.
Era chamada pela família de Eugénie, mas preferia ser chamada de Désirée.
Filha de François Clary, segundo escabino de Marselha, e de Françoise Rose Soumis, Désirée recebeu a típica educação das filhas de famílias abastadas da França pré-revolucionária.
Quando menina, foi enviada à uma escola de freiras. Porém, com a Revolução, os conventos foram fechados e Désirée, aos onze anos de idade, deixou a escola, voltando a viver com sua família. Em 1794, seu pai faleceu.
Désirée foi cortejada inicialmente por José Bonaparte, irmão de Napoleão Bonaparte, que acabou se casando com Julie Clary, irmã mais velha de Désirée.
Aos 17 anos, ficou noiva formalmente de Napoleão Bonaparte. O noivado foi rompido poucos meses depois, quando Napoleão foi transferido para Paris e se deu conta de que com as suas ambições e a situação política do momento, o casamento com uma "provinciana" não seria oportuno.
Napoleão se casou em Paris, com Joséphine Tascher de la Pagerie, viúva de Beauharnais.
Desolada com o término de seu noivado, mesmo assim ela continuou a dizer de seu ex-noivo: "É um bravo rapaz!"
Finalmente Désirée se casou em 17 de agosto de 1798, com o Marechal Jean-Baptiste Jules Bernadotte.
Eles tiveram um filho, Oscar, nascido em 04 de julho de 1799.

Quando seu marido tornou-se herdeiro do trono da Suécia, em 21 de agosto de 1810, Désirée se mudou para Estocolmo, com seu filho.
Com a morte do Rei Charles XIII, em 1818, Jean-Baptiste e Désirée foram coroados Rei e Rainha da Suécia e Noruega. Ele tornou-se Rei Carl XIV Johan e ela Rainha Desideria, num reinado que foi de 1818 à 1844.
Com a morte de seu marido, em 8 de março de 1844, seu filho ascendeu ao trono, com o nome de Oscar I, da Suécia.
Do Rei Carl XIV Johan e através do seu filho, Oscar I, descende, em linha direta, a atual família real sueca, bem como muitos outros membros da realeza européia.
Désirée morreu em 17 de dezembro de 1860, aos 83 anos, em Estocolmo, na Suécia.

Fonte: Internet, Livros e Filmes.